Grupo de Trocas de Ideias [exercício criativo]

São muitos os exercícios criativos com os quais me cruzo. Em livros, publicações, cursos ou artigos, são exercícios que se propõem a fazerem parte do nosso ritual de criatividade, a nos inspirarem, a prepararem para o início de um dia de trabalho criativo ou que nos ajudam a "desbloquear" a criatividade.


Aproveito este meu "Diário" para ir partilhando alguns dos que gosto mais - ou porque me ajudaram, ou porque me trazem grande conforto ou por me divertirem imenso. Espero que gostem!



Grupo de Troca de Ideias


Este exercício consiste em... imaginarmos. Ou melhor, numa conversa imaginária com um grupo de pessoas que admiramos.


Como fazer?

  1. Faz uma lista de pessoas que podem entrar para o teu grupo de troca de ideias - selecciona 4 ou 5 nomes históricos e complementa com algumas pessoas da tua família e/ou amigas.

  2. Sempre que estiveres perante uma situação, escolhe o grupo (composto por 4 ou 5 pessoas) que te vai ajudar a pensar sobre a questão. Selecciona o grupo que melhor se enquadraria para te ajudar a reflectir sobre aquele caso em específico. Escolhe os elementos pelas suas singularidades criativas, pela sua energia e pelas metas que atingiram.

  3. Tem uma conversa imaginária com cada elemento do teu grupo e imagina as respostas e os conselhos que eles te vão dar.

Vais ficar surpreendido/a (e, por vezes, chocado/a) com os resultados que vais conseguir com este exercício!


Esta é uma técnica que pode ser usada para chegar a grandes objectivos científicos ou culturais ou, simplesmente, para resolver coisas simples do dia-a-dia.



De entre figuras conhecidas que compõem os meus grupos, estão alguns nomes como:

Einstein, Van Gogh, DaVinci, Jesus, Dalai Lama, Platão, Isabel de Aragão, Darwin, Michelle Obama, Tsiolkovsky, Margaret Thatcher, entre outros.


Posts recentes

Ver tudo